quinta-feira, 11 de outubro de 2012


 

Cinema no Polo
2ª Sessão 

Data/hora/local:  
18 de outubro 19 horas 
Sala de Videoconferência

Título do filme: Quase Deuses
 
Tempo de duração: 110 minutos
Ano de lançamento: 2004
Gênero: Drama
 Sinopse: 

Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino, pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Tutores Mediadores: Necésio Medeiros e Suely Regina

4 comentários:

  1. Nossa esse filme é demais, já tive a oportunidade de assistir e amei a história, um exemplo de perseverança.

    ResponderExcluir
  2. como saber se a nossa inscrição no sigaa foi feita?

    ResponderExcluir
  3. Quase deuses é um filme que retrata a superação de Vivien Thomas,ele conseguiu um emprego de faxineiro com um bom médico pesquisador, chamado Alfred Blalock (Alan Rickman) que foi sua grande inspiração, Vivien Thomas começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu e através da sua persistência e inteligência procurou fazer novas pesquisas e experiências, encontrando uma nova técnica de realizar cirurgias para o coração revolucionando e salvando vidas.
    É através desse filme que podemos refletir sobre nosso modo de vida e muitas atitudes que temos em nossa vida. É uma lição de vida para muitas pessoas que não valoriza a vida, e não busca novos desafios. por isso somos todos capazes de vencer, basta buscar e ser positivo sempre tentando buscar o melhor para assim vencer os obstáculos.

    ResponderExcluir
  4. O filme "Quase Deuses" narra a história de um afro-americano que não tem formação em medicina e do Dr. Alfred Blalock, de forma a chamar atenção para as questões sociais.
    O intuito deste filme é a segregação racial que fica claro em episódios do filme,em relação aos negros não terem a possibilidade da utilização do banheiro e a entrada nas instituições públicas. Portanto, é evidente a discriminação daquela época que não poderiam brancos e negros frequentar os mesmos ambientes, pois eram destinados à elite branca
    Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ele o carpinteiro consegue um emprego de zelador no Laboratório de Cirurgias Experimentais. Ele começa trabalhar para o Dr. Alfred, que logo começa a se destacar com um grande talento, sem falar da fácil aprendizagem, e assim começa ao lado do médico ter a chance de demonstrar seu interesse e a grande vontade de ser médico.
    Eles passam a realizar pesquisas experimentais em cachorros para desenvolver em seres humanos. É quando surge a oportunidade de realizar um grande feito, por meio de uma doença rara, conhecida como o caso do "Bebê Azul", manifestada por um problema cardíaco, para colocar em prática.
    Na hora da cirurgia todas as pessoas vêem com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois alem de ser negro, ele nunca havia estudado medicina. Então, como poderia participar de uma cirurgia de altíssimo risco.
    Quando consegue o feito, o mérito fica somente para o Dr. Alfred, mas no futuro pela persistência de Vivien ele consegue se tornar o diretor de laboratórios, pelo amor a medicina. E assim vencer todas as barreiras enfrentadas por diferenças de classes.

    ResponderExcluir