terça-feira, 23 de outubro de 2012




CINEMA NO POLO



- Quase Deuses –


DISCUSSÃO DO FILME:
 
Data da sessão: Dia 18 de outubro
Data limite para postar comentários: Dia 31 de outubro

Postagem individual
Considerar-se-á apenas uma intervenção por aluno! 
Participe 
postando cometário sobre o
 ponto de discussão sugerido a seguir!!!!

Ponto para discussão:

A partir do enredo do filme em tela discorra brevemente sobre:
A relação inter-pessoal e profissional entre o Dr. Alfred Blalock e Vivien Thomas, tendo como referência o contexto histórico e social vivido na época pelos personagens, em contraponto com a atualidade.

28 comentários:

  1. O filme mostra o relacionamento entre Vivien, um homem negro que sonhava em ser médico, e Blalock, um homem branco, rico e médico conceituado. Devido à grande recessão que atravessava o país, Vivien acaba perdendo todo o dinheiro que tinha economizado para poder cursar a faculdade, mas mesmo após o golpe que sofreu ele não desistiu de aprender. Sem o dinheiro para o curso ele procura aprender com os livros que encontra na clínica onde trabalha como faxineiro.
    O seu conhecimento sobre o assunto impressiona o Dr. Blalock, que o coloca como seu auxiliar. Apesar da amizade entre os dois, o médico não dá o devido valor as conquista de Vivien, e acaba ficando com todos os mérito referentes as pesquisas. Principalmente, os méritos da pesquisa sobre cirurgia cardíaca, que Vivien faz completamente sozinho, e que foi um grande avanço para a medicina da época. Essa atitude deixa claro para o público, a questão do racismo e da descriminação, que fica evidente em outras situações do filme, como por exemplo, quando mostra que naquele tempo existia banheiros para brancos e banheiros separados para negros. No final o valor de Vivien foi finalmente reconhecido, quando ele foi promovido a diretor de laboratório e recebeu o mérito de Doutor.




    ResponderExcluir
  2. UFRN - Polo UAB Caicó
    Pedagogia à Distância - 2012.2
    Aluna: Alcida do Nascimento Fernandes

    A relação inter-pessoal construída entre o Dr. Afred e Vivien era baseada no objetivo comum, a busca por inovações que pudessem melhorar os feitos da medicina e a qualidade de vida dos pacientes. Assim, apesar de Vivien não ser diplomado, seu trabalho foi reconhecido pelo Dr. Alfred, tornando perceptível a confiança mútua no desenvolvimento das pesquisas. Contudo, o contexto histórico não aceitava pacificamente que negros ocupassem lugares de destaque na sociedade, e menos ainda sem formação acadêmica. Os efeitos da crise econômica, a falência do banco que bloqueou as economias de Vivien, impediram que ele realizasse o sonho de ser médico. Consequentemente, ele não pode usufruir dos méritos de suas pesquisas, sendo todos ele remetidos ao Dr Alferd e sua equipe profissional. Mesmo tendo continuado seu trabalho científico, somente após a morte do Dr. Alfred, Vivien foi reconhecido e homenageado pela medicina, de modo paradoxal. Relacionando o contexto abordado pelo filme com a atualidade, percebemos que a qualificação profissional é determinante para o sucesso do indivíduo, independente da sua área de atuação. Hoje, mesmo com a crescente abertura do mercado de trabalho para os negros e considerando a enorme contribuição de Vivien para a medicina, não seria aceitável fazê-la sem formação específica, podendo ser punido na forma da lei.

    ResponderExcluir
  3. UFRN - Polo UAB Caicó
    Pedagogia à Distância - 2012.2
    Aluna: Jéssica Lopes Fernandes

    O filme "Quase Deuses" retrata a história de Vivien que busca torna-se um médico. Mas, no período em que vivia pessoas como ele , de pele escura e de um carater financeiro não sendo suficiente enfrente inúmeras dificuldades. Decorrente da busca de seu sonho, Viven teve a oportunidade de trabalhar com Dr. Blalock , cujo , descobriu e auxilou no desenvoltura de Viven na área de medicina. Fizeram uma parceira muito positiva, na qual, transformou a medicina. Mediante os dificuldade e de não ser reconhecido pelo seu trabalho, assim o Dr. Blalock obtendo todos os meritos, Viven decide procurar outro emprego mais relacionado a medicina e passa a vender remédios. Em certo momento de vendas, Vivien é reconhecido por um senhor , no qual, o conhece por ter feito parte de uma revolução de melhorias na medicina. Ao se deparar com está situação, ele percebe que na universidade em que trabalhava era o seu lugar, embora não tivesse os meritos desejados. Com a sua volta, ele percebe que a paixão e o dom que possue na medicina era bem maior do que os valores que queria obter. Com o passar o tempo e mesmo não conseguindo se formar em medicina, Vivien tornou-se um grande homem na medicina. Conquistou um retrato seu na parede da universidade e entre outros, em que o deixou realizade. Em suma, obtem-se do filme que, embora tenhamos inúmeras dificuldades em nosso caminhos devemos continuar e buscar exercer a nossa profissão.

    ResponderExcluir
  4. UFRN - Polo UAB Caicó
    Química à Distância - 2012.2
    Aluno:Ivaldo Silva do Nascimento

    Vivien era um negro pobre que sonhava um dia ir para a universidade, seu desejo era se médico. Para isso ele guardava as suas economias em um banco que foi à falência e ele acabou perdendo tudo.
    Certo dia ele foi despedido de seu trabalho como carpinteiro, mas logo conseguiu emprego de zelador no laboratório de cirurgias experimentais do Dr. Alfred Blalock.
    Conversando com Vivien, o doutor ficou sabendo do seu desejo de ser médico e percebeu que ele era muito inteligente e que já tinha muito conhecimento de medicina.
    No laboratório as experiências eram realizadas em cães e por várias vezes Vivien provou sua competência. Por causa disso o Dr. Blalock lhe promoveu como assistente e o convidou para trabalhar com ele em outra cidade. Vivien aceitou, mas enfrentou muitas dificuldades com sua esposa e suas filhas. Doze anos se passaram.Seu empenho para aprender, o equilíbrio nas dificuldades, para com a sua família, a humildade de conquistar todos os seus objetivos sem precisar aproveitar-se de ninguém, e mostrar a todos que ele era capaz. Por fim não poderia citar a perseverança que o faxineiro teve ate conseguir aquilo que ele queria: ser médico.Na atualidade essas relações interpessoais devem impactar direta e indiretamente nos resultados dos trabalhos e na produtividade das pessoas e analisar como as pessoas se percebem e percebem esse ambiente de trabalho no que concerne a efetividade no alcance dos objetivos pessoais e organizacionais.

    ResponderExcluir
  5. O filme ''QUASE DEUSES'', retrata a vida de Vivien Thomas um pobre negro, que sonhava um dia, ir para uma universidade e ser um médico. Para isso ele reservava suas economias em um banco, que foi a falência e acabou perdendo tudo.
    Certo dia, Thomas consegue um emprego de zelador no laboratório de cirurgias experimentais do grande médico Dr.Alfred Ballock, entre algumas conversas com Vivien, o doutor descobre seu grande desejo em ser médico e percebe sua grande capacidade e de muitos conhecimentos da medicina. Nesse laborátorio eram se feito experiências com cães, onde Vivien mostrou diversas vezes sua competência, sendo logo promovido a assistente de Dr.Alfred, e o convidou para trabalharem juntos em outra cidade.
    Nessa novo emprego,Thomas sofre muitas descriminação por ser negro, mais ele não importava pois sabia, que lá teria muitas oportunidades.
    Nessa época para os médicos e para as leis de Deus, não se podia operar um coração, mais o Dr.Blalock sabia que era possível com a ajuda de seu assistente. O grande desafio era operar uma criança que nasceu com a má formação no coração, sendo essa doença chamada de crianças azuis e a única saída seria a cirurgia cardíaca.
    Depois de muitos experimentos e pesquisas a cirurgia é feita e assistida por inúmeroas médicos, onde não era permitida a presença de um homem negro na sala, mas Dr. alfred exige que Vivien esteja presente, pois sabia o quanto necessitava de sua ajuda na hora da cirurgia, que a mesma foi um grande sucesso que concedeu muitos méritos ao doutor,sendo Vivien esquecido e deixado de lado.
    Após muitos anos,mesmo com a traição e o fato de ser humilhado, Thomas retorna ao hospital e conquista seu emprego de volta, na qual acaba conseguindo se formar em medicina e se tornando um dos grandes profissionais da instituição recebendo o título de médico inovador e talentoso.
    Enfim, o filme retrata bem o quanto se é necessário hoje ter um formação acadêmica,e como também nunca desanimar diante de qualquer obstáculos que apareçam em nossas vidas, e sim fazer como Thomas lutar por seus sonhos.

    ResponderExcluir
  6. UFRN - Polo UAB Caicó
    Química à Distância - 2012.2
    Aluno: Paulo César da silva

    O filme “Quase Deuses” retrata a historia de um pobre marceneiro de cor negra que tinha o sonho de entrar na universidade e se formar em medicina, o jovem Vivien foi despedido do seu emprego, mas tinha suas economias que reservou durante 7 anos em um banco para realizar seu sonho de cursar uma universidade de medicina, cujo banco, devido a problemas econômicos de seu país acaba falindo e ele acaba perdendo tudo, mas não desistiu de seu sonho procurando sempre buscar conhecimentos na biblioteca que trabalhava como faxineiro.
    O Dr Blalock ficando impressionado com o conhecimento que o rapaz tinha mesmo sem mesmo estar cursando uma universidade o convidou para ser seu auxiliar no seu laboratório, para ajuda-lo a desenvolver suas pesquisas, mesmo em uma época de grande discriminação racial onde a te o uso de banheiros era diferenciados para homens brancos e homens de cor e também sofreu rejeição dos outros médicos por nem mesmo estar cursando o curso de medicina e estra trabalhando como auxiliar de laboratório. Com grande participação nas pesquisas de como curar a doença do bebê azul uma revolucionária descoberta para época não teve o reconhecimento devido ao seu trabalho. No final, Vivien Thomas teve seu valor reconhecido, quando ele foi promovido a diretor de laboratório e recebeu o mérito de Doutor.

    ResponderExcluir
  7. UFRN - Polo UAB Caicó
    Química à Distância - 2012.2
    Aluna: Meryelle Mara de Oliveira Santos

    O filme "Quase Deuses" retrata a vida de um pobre negro que tinha um sonho de estudar medicina, para isso, durante 7 anos
    economizou dinheiro, mas o banco faliu.
    Logo, consegue emprego em um laboratório de Dr. Blalock para fazer faxina e alimentar os animais que eram cobaias.
    O médico descobriu as habilidades do negro com as instrumentos cirúrgicos e lhe dar espaços para desenvolver a pesquisa juntos a ele.
    Thomas, mesmo sem diploma acaba descobrindo o primeiro método de cirurgia cardíaca até então dito como impossível pela medicina.O médico recebe toda a fama no lugar do negro, mas no fim ele assume não ser o responsável pelos méritos e o negro é reconhecido e recebe diploma de médico.

    ResponderExcluir
  8. Daniely Nunes de Azevedo
    Matrícula: 2012025285
    Curso: Letras
    Polo: Caicó.

    O filme Quase deuses retrata a dura luta de um negro de baixa classe social em busca da realização de seus sonhos. A história ocorre no período na depressão econômica, momento de muitos conflitos e lutas sociais, e de um preconceito exarcebado as pessoas de cor negra. Vivien Thomas, protagonista da história, levava sua vida como marceneiro até ser demitido do trabalho, e seu maior sonho seria seguir a profissão de médico. Com a crise econômica na época, os bancos quebram e Vivien perde todas as economias que juntava duramente a fim de custear a faculdade dos seus sonhos. Vivien consegue trabalho como faxineiro (na época era tudo que seria ofertado a um negro) trabalhando para o médico Alfred Blalock, que logo descobre a capacidade incrível de Vivien para a área de medicina e o contrata como auxiliar de suas pesquisas. Vivien se sobressai brilhantemente, deixando o Dr. Alfred maravilhado. Entretanto como no contexto da época, todos diminuiam a Viven pela sua cor, atribuíam a Vivien a função de faxineiro, mesmo quando este não desempenhava mais esta função, o próprio Dr. Alfred mantinha a classificação empregatícia de Viven inferior e com um salário também muito inferior em relação ao trabalho que o mesmo exercia. Vivien, mesmo sem nunca ter cursado uma faculdade possuía um dom extraordinário, porém seus méritos era tomados pelo Dr. Alfred. A primeira e marcante intervenção cirúrgica que marcou a história da humanidade foi descoberta por Viven, e apenas realizou-se na prática pelo Dr. Alfred por que este reconhecendo sua incapacidade exigiu a presença de vivien na sala de operações e este te deus as coordenadas para que a intervenção fosse realizada com sucesso. Alfred tomou para si todo o mérito deixando Vivien invísivel para toda uma sociedade. Felizmente muitos anos depois, em idade avançada, Vivien é reonhecido pela sua dedicação e genialidade. Observando-se pelos âmbitos dos relacionamentos interpessoal e profissional entre Alfred e Vivien, percebe-se claramente que Alfred bem como toda uma sociedade aproveitou-se da genialidade de Vivien, mantendo porém uma postura de preconceito em relação ao mesmo e tirando-lhe os devidos reconhecimentos. Alfred nâo apenas violou as regras do profissionalismo, mas feriu gravemente o princípio da ÉTICA, faltou-lhe ainda solidariedade, senso de justiça e respeito ao profissional, ao brilhantismo e a pessoa de Vivien Thomas!!!

    ResponderExcluir
  9. O mundo e suas fronteiras.O fime,quase deuses,mostra-nos um contexto extremamente dividido entre o pobres e ricos,em que estes têm forte influência na econômia ,visto que ,é uma atividade capitalista,com isso, quem fica com a função de desenvolvè-la neste caso são os operários,ou seja, os pobres da época,mas também ele trata da questão étna,isto é, da cor das pessoas daquela época,sabe-se que a Europa em outrora discriminava as pessoa de cor morena,com isso o trabalho era também classificado,po exemplo:pessoas com pele morenas trabalham em atividades de força braçal,diferentemente,dos de pele branca ,este trabalhavam em setores bem-visto pela sociedade;o filme dá enfase a boa percepcao das pessoas morenas em trabalho de exclusividade daquelas pessoas de pele branca,aém de trata-se da inclusão social,hoje tudo, de que o filme tratou:Da econômia,trabalho,classe,e cor,isto é,da etna,enfim em um mundo totalmente globalizado,esses problemas de que o filme trata quase não percebemo-las,é claro ainda existem,mas em escala bem menor como por exemplo:sabe-se que hoje um dos homens mais poderoso do mundo é um negro.
    pólo UAB:Caicó
    Francisco das Chagas Santos
    Curso:Letras

    ResponderExcluir
  10. UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB
    MARIA DEUZA DE LUCENA

    O filme “Quase Deuses’’, descreve a história de Vivien Thomas um carpinteiro negro que sonhava ser médico e para cursar a faculdade de medicina ele depositava suas economias em um banco, mas veio a Depressão e ele perdeu o emprego e as economias de sete anos, pois o banco fechou. Arranjou um emprego de faxineiro na clínica do médico Blalock, que desenvolvia pesquisas para fazer cirurgias de coração, usando cachorros como cobaias. Vivien, muito inteligente, encontrou uns livros de medicina na clínica e resolveu aprimorar seus conhecimentos estudando com os mesmos, passando a comentar com o médico os procedimentos que tinha aprendido neles, despertando neste, interesse sobre sua inteligência para ajudá-lo nas pesquisas. O médico Blalock foi trabalhar na Universidade Johns Hopkins e Vivien o acompanhou como assistente, embora recebesse salário de faxineiro. Vivien teve que suportar muita discriminação por ser negro; depois de muitas tentativas conseguiram desenvolver uma técnica para fazer cirurgias em bebês que sofriam com a síndrome do bebê azul e obtiveram sucesso , embora só Blalock tenha recebido os méritos por ser médico. Após muitos anos Vivien teve reconhecido seu trabalho quando passou a ensinar suas técnicas para os médicos, e mesmo não cursando uma faculdade ele conseguiu ser condecorado “doutor” por fazer doutorado.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É perceptível logo no início do filme, dois detalhes interessantes: o nome Vivien (negro e marceneiro americano, que chega a perder o dinheiro que colocou no banco devido à grande recessão que chega a ser confundido com designação feminina) soa mal aos ouvidos do Doutor, e o tratamento imposto ao mesmo, comentado pelo então médico, Blalock. Mas, de imediato notando-se a habilidade com instrumentos cirúrgicos, o médico passa a enxergá-lo com outros olhos e a partir daí, inicia-se uma relação inter-pessoal. Dr. Alfred, reconhece em Vivien um grande aliado para que suas pesquisas avancem e nesse mesmo sentido, seu ajudante se vê próximo de realizar um antigo sonho: tornar-se médico. No decorrer dos anos, eles conseguem, com ajuda mútua realizar vários procedimentos cirúrgicos, especificadamente o primeiro método de cirurgia cardíaca (doença do bebê azul) até então constado como impossível pela medicina, e se tornam mundialmente conhecidos, no entanto, a fama se consolida apenas para o renomado cardiologista. Sentindo-se humilhado, Thomas pede demissão e vai embora; mas percebendo que aquilo era sua vocação, retorna e garante seu emprego de volta. Já cansado e doente, Dr. Alfred se diz arrependido por não ter dado a chance de seu ajudante ter realizado seu sonho.
    Aos 40 anos, Vivien consegue concluir seu curso e se torna médico, onde recebe a devida honra de ter um quadro colocado ao lado dos grandes célebres da medicina. Comparando como os dias atuais, nota-se que as dificuldades existem com relação à negros ingressarem na faculdade, não somente ao referido curso acima citado, e também, pelo fato de que hoje, esse procedimento, sem que haja um certificado de conclusão, resultaria em pena na forma da lei.

    Adalcina Medeiros de Azevedo
    Matrícula: 2012016179
    Curso: Educação Física
    Pólo: Caicó

    ResponderExcluir
  13. Társis Cavalcante Alves
    Química
    Matricula: 2012036162
    Caicó

    O filme passa-se em 1930, e tem sua base firmada em Vivien Thomas, hábil no trabalho da marcenaria com o sonho de se formar em medicina, mas infelizmente se vê em uma situação desesperadora, demitido do emprego, gastando suas economias com o sustento de sua família e o pouco que tinha guardado foi exaurido pelo banco que faliu, porém Vivien consegue emprego de faxineiro trabalhando para Alfred Blalock, um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado, devido as características de Vivien que deixei para falar agora, torna mais difícil o seu sonho que ele viu entrar em ação, Vivien era negro, e não tinha formação para estar onde sua inteligência o deixava seguir, Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, mas no fim vemos a bela luta de VIven ter um final feliz.

    Nesse breve comentário acima temos o que foi o filme descrito em algumas palavras, mas existem acontecimentos que estão relacionados com época em que essa historia teve seu enredo vivenciado, o ano era de 1930, década em que englobando a historia temos: A grande Depressão, O inicio da Segunda Guerra Mundial em 1939, Franklin Roosevelt dá inicio ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929, em meio a tanta desgraças há algumas noticias boas, como o início ao movimento pela igualdade de direito racial.

    Com relação ao filme o ponto que salto diante ao espectador ou em mim em questão de relação entre os dois personagens do filme e a grande inteligência de Vivien, em contra ponto a formalidade e como a desigualdade social afeta tanto o personagem como a nos mesmos, podemos citar como exemplo hoje a grande discursão em relação às cotas, onde pessoas que são classificadas inferiores por alguma razão, tem uma facilidade de acesso a universidade, já é um grande passo para dar oportunidade a pessoas como Vivien basta saber, como se sentirão essas pessoas, levando em consideração ao enredo do filme, sabemos que existem pessoas como o Dr. Alfred Blalock, que se aproveita dessas pessoas sem reconhecê-las devidamente.

    ResponderExcluir
  14. O filme nos ensina uma grande lição, que é: Não desistir de nossos sonhos, ter foco, correr atrás do nosso objetivo, pois embora o resultado não seja breve, se não houver luta e esperança, não haverá resultado. O filme evidencia o preconceito racial daquela época, pois um rapaz extremamente inteligente, porém pobre, não conseguiu cursar sua tão sonhada Faculdade de Medicina, e ao começar a estagiar no laboratório de um renomado médico, pôde sentir de perto o preconceito que havia por causa de sua cor. Nos hospitais haviam banheiros separados para brancos e negros. Vivien Thomas fora um rapaz brilhante, apesar de não ser médico formado, ajudou significativamente no descobrimento do primeiro método de cirurgia cardíaca e no salvamento de um bebê portador de tal doença. No começo do filme observamos que a relação entre o Dr. Alfred Blalock e Vivien era somente profissional, mas no final já podemos ver uma mudança a respeito dessa relação. Embora tenha demorado, o Dr. Blalock conseguiu reconhecer o quanto Vivien fora importante em sua carreira como médico, o quanto ele participou significativamente nas novas descobertas. E no final do filme, veio o reconhecimento, Vivien foi consagrado Doutor em Medicina, não por ter cursado uma faculdade, mas por ter se interessado, ido atrás do seu sonho, por ter estudado em casa mesmo sobre a medicina e por mostrar que ser pobre não é defeito, defeito é não ter garra para lutar pelo que se deseja!

    Jéssica da Silva Brito
    Curso: Letras
    Caicó - RN
    Matrícula: 2012025982

    ResponderExcluir
  15. Ao longo de todo o filme percebemos o quanto as diferenças social e racial, influenciavam a vida das pessoas, vimos que, mesmo existindo admiração e confiança por parte do Dr. Alfred em relação ao seu funcionário Vivien, seus princípios preconceituosos falavam mais alto e ele não conseguia expressar aquilo que realmente sentia, ficando com todo o prestígio das descobertas dos dois somente para si. Porém ao final, o dr. Alfred Blalock, conseguiu vencer a luta que travava consigo mesmo e com seus princípios, e deixou a admiração, o respeito e a amizade falar mais alto, reconhecendo a grande importância que Vivien tinha na sua carreira profissional, tornando tudo isso publico e deu o devido reconhecimento que ele merecia.

    Josivânia Barboza de Souza
    Curso: ciências Biológicas
    Polo: Caicó RN
    Matrícula: 2012014791

    ResponderExcluir
  16. O filme Quase Deuses , retrata a história de Vivien Thomas , um homem que sonhava se tornar médico , e que quase viu seu sonho desmoronar quando perdeu todas as suas economias que usaria para que pudesse cursar uma faculdade de medicina , até que vai trabalhar de faxineiro para Alfred Blalock , um médico renomado que logo descobre suas habilidades para o ramo da medicina. Com isso eles conseguiram realizar uma grande cirurgia , mas mesmo desenvolvendo um trabalho tão importante ,Vivien não foi reconhecido pelos demais médicos . Entretanto , ele não desistiu , correu atrás do seu sonho até que conseguiu ser reconhecido , apesar de tanto preconceito racial na época , ele se tornou Dr. Vivien Thomas.

    Tatiana Aparecida da Silva
    Curso: Ciências Biológicas
    Pólo: Caicó RN
    Matrícula: 2012016007

    ResponderExcluir
  17. O Filme “Quase Deuses”, narra a história baseada em fatos reais de um afro-americano chamado de Vivien Thomas e do Dr. Alfred Blalock, Vivien Thomas era um jovem carpinteiro que juntava suas economias para cursar sua faculdade de medicina mas, e demitido pois estavam dando prioridade para as pessoas que tinha família para sustentar, Vivien consegue emprego de zelador no laboratório do Dr. Alfred Alfred, logo o Dr. Alfred percebe o grande potencial e talento de Vivien, mas nesse momento o banco que Vivien guardava suas economias para cursa sua faculdade de medicina vai a falência deixando Vivien muito triste e inconformado pois ele acabava de perde toda suas economias e seus sonhos. Mas Vivien começa a ajudar o Dr. Alfred em suas pesquisas obtendo grandes sucessos, até que o Dr. Alfred e promovido para um grande hospital, levando Vivien como seu ajudante, logo em seu primeiro dia no hospital Vivien sofre preconceitos tendo que entra pelas portas do fundo do hospital por ser negro, onde também e visto com muito preconceito por todos do hospital por ele ser negro e nunca ter estudado medicina, Vivian e o Dr. Alfred começam a estudar um caso raro para época de uma doença cardíaca em um bebê, realizando testes em animais onde não são bem vistos por médicos do hospital, mais os pais da criança não vendo outra saída deixam que o doutor realize a cirurgia, o Dr. Alfred então escolhe sua equipe para realização da cirurgia(fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração não poderia ser operado), antes de começar o Dr. Alfred quebra as regras do hospital e chama Vivien para participar da cirurgia que era assistida por vários outros médicos, onde ele é um dos maiores responsáveis pelo sucesso, mais Vivien não e reconhecido pelo sucesso. Viven vai embora do laboratório indo vender medicamentos mais não consegue viver longe do hospital onde pede para retorna e continuar com as pesquisas com o Dr. Alfred, logo Vivien se torna diretor do laboratório do hospital. Com o passar do tempo o Dr. Alfred morre, Vivien finalmente e reconhecido como medico se tornando um dos grandes responsável pelo o avnaço da medicina sendo chamado de DR. VIVIEN THOMAS.

    Diego Emanoel Moreira da Silva
    Curso: Ciências Biológicas
    Pólo: Caicó RN
    Matrícula:2012013800

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme foi baseado em fatos reais ,conta a historia de um afro-americano, que lutou contra o preconceito e conseguiu junto a Dr.Alfred Blalok ,e juntos conseguiran densevolver a primeira cirugia cardiaca dahistoria

      Excluir
  18. UFRN - Polo UAB Caicó
    Pedagogia à Distância - 2012.2
    Aluna: Aline de Lucena Dantas

    Entre o Dr. Afred e Vivien, a relação interpessoal era de muita confiança no potencial e no trabalho desenvolvido. A falta de um diploma de graduação e a condição socioeconômica (historicamente desfavorável: negro/pobre) não impediram Dr. Alfred de dar credibilidade aos conhecimentos e esforços de Vivian. Contudo, esses mesmos fatores fizeram com que o reconhecimento dos estudos e inovações médicas no campo profissional fosse atribuído apenas ao Dr. Alfred e sua equipe. Apesar de toda uma vida dedica aos estudos na área médica, a grande contribuição de Vivien só foi reconhecida na velhice e após a morte do Dr. Alfred. O fato de ele ter recebido um título de Doutor Honorário, remete a importância da aquisição de qualificação profissional para o exercício da profissão. Na atualidade, os cursos de formação profissional tornam-se cada vez mais acessíveis, para todas as classes sociais. A qualificação específica, além de valorizada, é exigência para inserção e permanência do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  19. O filme passado nos anos 30, nos EUA, mostra a história de Vivian Thomas, um jovem negro com um grande potência para trabalhos manuais, em especial, trabalhos cirúrgicos. Esse "dom" chama a atenção de um médico cirurgião, Dr. Alfred, que faz pesquisas sobre cirurgias cardíacas.
    A confiança depositada pelo médico em Thomas, faz criar um elo de cumplicidade e cumplicidade colocado a prova em diversas situações em que Thomas é discriminado por ser negro. Após a grande descoberta da cirurgia cardíaca, na qual grande parcela se deve ao "dom" e inteligências incomuns de Thomas, o Dr. Alfred ganha todos os créditos pela descoberta renegando a grande contribuição dos seu pupilo.
    Somente depois de muitos anos e tendo que conviver com muitas situações de discriminação, foi de Vivian recebeu de fato os créditos merecidos por sua dedicação e conhecimento.
    A discriminação contra negros e outras raças e crenças ainda é bastante forte e intensa nos dias atuais mesmo se considerando os grandes avanços sociopolíticos e humanos da atual sociedade. tal fator faz com que negros e índios ainda sofram com as diferenças de cor e acabem por serem renegados a segundo plano, sobretudo nas oportunidades de ingresso ao Ensino Superior. Tal fator fez com que o Ministério da Educação (MEC) criasse a lei de cotas para as classes mais pobres, negros e índios.
    Talvez, daqui a um tempo, essa necessidade de abrir cotas específicas considerando cor ou etnia possa ser coisa do passado e que nosso país possa evoluir positivamente nesse sentido para que todos possam ser iguais independente de raça, cor ou religião.

    UFRN - Licenciatura em Educação Física - Polo Caicó
    Aluno: THIAGO CÉSAR SILVA DE AZEVEDO
    Matricula: 2012020986

    ResponderExcluir
  20. FRANCISCA NELSONETE DOS SANTOS
    PEDAGOGIA
    MATRÍCULA:2012049222
    POLO:CAICÓ

    O FILME QUASE DEUSES NOS ENSINA UMA GRANDE LIÇÃO, POIS NOS ENSINA QUE NÃO BASTA TER CONHECIMENTOS, EXPERIENCIA, AGILIDADE, INTELIGÊNCIA E VONTADE PARA EXERCER EM UMA PROFISSÃO,TEMOS QUE TER UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
    DEVIDO VÍVIEN NÃO TER CONSEGUIDO SE FORMAR POR TANTAS DIFICULDADES ENFRENTADAS NAQUELA ÉPOCA, COM O PRECONCEITO RACIAL E AS DIFICULDADES FINANCEIRAS TEVE UM INTENSIVO DE DR. ALFRED BLALOK PARA EXERCER A PROFISSÃO DE MÉDICO. A RELAÇÃO ENTRE DR. ALFRED BLALOK E VÍVIEN ERA MERAMENTE PROFISSIONAL, DEU-SE A ENTENDER QUE DR. ALFRED APROVEITOU-SE DA INTELIGENCIA E CONHECIMENTO DE VIVIEN PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE NÃO DANDO RECONHECIMENTO QUE O MESMO MERECIA.

    ResponderExcluir
  21. O filme "Quase Deuses" nos mostra, que na área medicinal há profissionais que nessecitam de apóio, alguém que lhe auxíli-e nos dias em que estiver trabalhando, mas para isso é preciso estudar, e não importa a sua colocação social, quer seja pore, rico, enfim, até mesmo a sua cor ou raça, nada determina um bom profissional, e sim a sua humildade, disposição, determinação, enfim sua sua força organizacional interior, a sua capacidade individual.

    No filme o Dr. Alfred Blalock trata seu auxíliar Vivien Thomas de forma diferenciada, isso poque ver a medicina do mundo exterior,não aquela que interage interior e exteriro, não aquela que mostra humildade e determinação espontânea. Talvez esse modo de ser seria da ética medicinal daquela época, mas mesmo assim o senhor Vivien mostrou determinação, mostrou que não há barreiras que possa impedir de acertar seu objetivo, e resumindo com tudo isso mencionado, o senhor Vivien se tornou um grande profissional na área de medicina.

    UFRN - Licenciatura em Geografia - Polo Caicó
    Aluno: José Evandro Dutra Alves
    Matricula: 2012023244

    ResponderExcluir
  22. O filme "Quase Deuses" nos mostra, que na área medicinal há profissionais que nesse citam de apóio, alguém que lhe auxilie nos dias em que estiver trabalhando, mas para isso é preciso estudar, e não importa a sua colocação social, quer seja por rico, enfim, até mesmo a sua cor ou raça, nada determina um bom profissional, e sim a sua humildade, disposição, determinação, enfim sua força organizacional interior, a sua capacidade individual.

    No filme o Dr. Alfred Blalock trata seu auxíliar Vivien Thomas de forma diferenciada, isso poque ver a medicina do mundo exterior,não aquela que interage interior e exteriro, não aquela que mostra humildade e determinação espontânea. Talvez esse modo de ser seria da ética medicinal daquela época, mas mesmo assim o senhor Vivien mostrou determinação, mostrou que não há barreiras que possa impedir de acertar seu objetivo, e resumindo com tudo isso mencionado, o senhor Vivien se tornou um grande profissional na área de medicina.

    UFRN - Licenciatura em Geografia - Polo Caicó
    Aluno: José Evandro Dutra Alves
    Matricula: 2012023244

    ResponderExcluir
  23. UFRN - Polo UAB Caicó
    Pedagogia à Distância - 2012.2
    Aluna: Patrícia Medeiros de Araújo
    O filme "Quase Deuses" demonstra bem como as relações de poderes interferem na vida dos indivíduos, principalmente nos finais do século XIX e na metade do século XX.
    Quando observamos os laços de amizades existentes entre Dr. Afred e Vivien, facilmente constatamos a presença de mecanismos de controle e de exclusão por parte da sociedade na qual ambos os estavam inseridos. A extrema necessidade de Vivien em trabalhar, o preconceito referente à sua cor e sua condição financeira, a carência de um diploma de médico, não o impede de lidar com os conhecimentos de pesquisa na área de medicina, em contrapartida, ele não é reconhecido por seu desempenho, enquanto o Dr. Afred recebe o mérito por pertencer ao um meio social que coloca em suas mãos poderes não só financeiro, mas também social e científico.
    Na atualidade, alguns direitos foram resguardados, mas ainda persistem preconceitos que impede muitos Vivien a terem acesso a uma formação superior e estes infelizmente continuam sendo vítimas de outros Dr Afred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria da Conceição Silva
      UFRN Polo Caicó
      Curso: Pedagogia
      Matrícula: 2012032566

      O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas, afro-americano, afetado pela Grande Depressão dos EUA, que sonhava em ser médico. Após conseguir emprego na Clínica como faxineiro, começa a estudar os experimentos feitos pelo célebre Dr. Alfred Blalock e logo passa a auxiliá-lo. Autodidata, faz importantes descobertas na medicina juntamente com o Dr. Blalock, resultando na primeira cirurgia cardíaca do mundo. Apesar de sua genialidade, esteve sempre à sombra dos reconhecimentos por ser negro, e não conseguiu cursar a medicina, tendo todo seu trabalho reconhecido após receber o tardio prêmio de Doutor Honoris.
      Mas o foco implícito deste filme é a narrativa da Segregação Racial, onde naquela época nos EUA, os negros eram discriminados, separados como raça inferior, vivendo numa liberdade escravizada, tratados com desprezo, marginalizados em tudo, onde não podiam frequentar ambientes destinados à elite branca, até mesmo dentro das instituições públicas.

      Excluir
  24. Brenda da Silva Melo
    Pedagogia
    Polo: Caicó
    O filme conta a história de dois médicos que foram contra as regras da época para criar uma nova técnica na medicina.
    O filme também fala um pouco sobre o assunto racismo contra negros, coisa “comum” nos E.U.A.
    Vivien Thomas (Mos Def) era um marceneiro que tinha nome de mulher por que sua mãe esperava uma criança do sexo feminino, mas Vivien Thomas nasceu homem, então sua mãe não quis escolher outro nome para o mesmo.
    Em 1929 durante a depressão econômica, Vivien Thomas foi demitido de seu emprego, pois a prioridade era pessoas que tinham família para sustentar. Depois de muito esforço, Vivien conseguiu um emprego de faxineiro com um médico pesquisador chamado Alfred Blalock (Alan Rickman).
    Após pouco tempo, Alfred descobriu a inteligência de seu faxineiro e decidiu aproveitá-la. O médico conseguiu se tornar um cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins e juntamente com seu auxiliar Thomas encontrou uma nova técnica para realizar cirurgias para o coração.
    Apenas Blalock recebeu os devidos méritos com a grande descoberta que salvou muitas vidas. Somente no final do filme Vivien Thomas consegue seus devidos reconhecimentos como autor de descobertas incríveis, mas ninguém ao menos sabia o seu nome até o momento.

    ResponderExcluir
  25. O filme Quase Deuses é um drama que traz Vivien Thomas (Mos Def) como um marceneiro competente que não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina e quando veio ao mundo, ela não desejou mudar seu nome. Após um bom tempo, quando Vivien Thomas já estava adulto, ele é demitido de seu emprego, pois davam preferência às pessoas com família para sustentar e tudo isso devido a Grande Depressão de 1929 – depressão econômica – que causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, entre outras mudanças sociais.
    Além deste terrível acontecimento retratado pelo resumo, todas as economias que Thomas tinha para fazer a faculdade de medicina e estavam guardadas no banco durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu. Foi um desastre total, porém Vivien e sua família sempre foram trabalhadores. Depois de muito esforço ele conseguiu um emprego de faxineiro com um bom médico pesquisador, chamado Alfred Blalock (Alan Rickman) que foi sua grande inspiração, Vivien Thomas começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu como retrata o filme.
    Após pouco tempo, Alfred descobriu a inteligência de seu faxineiro e decidiu aproveitá-la da melhor maneira, tendo-o como auxiliar. Unindo todo o conhecimento e a sabedoria de ambos, Alfred Blalock conseguiu se tornar um cirurgião-chefe na “Universidade Johns Hopkins” e juntamente com Thomas encontrou uma nova técnica de realizar cirurgias para o coração. Blalock foi o único que recebeu os méritos devido o grande descobrimento que salvou muitas vidas e somente no final do filme como retrata o filme (quando Alfred assume não ser o responsável pelo método de salvar vidas) Vivien Thomas consegue seus devidos reconhecimentos, pois ele foi o autor de descobertas incríveis, mas ninguém ao menos sabia o seu nome até o momento.
    Com isso o que vi no filme é que quando se quer algo na vida devemos ter perseverança e acreditar que é possível quando fazemos por onde, sei que ainda existem muitos problemas em questão de classes sociais, oportunidades desiguais, mais como relata o filme, quando se quer algo temos que ir a luta.
    Curso: Licenciatura em Geografia
    Aluno: Kaio Cid da Cunha Faria
    Matrícula: 2012023431
    Período: 1º
    Poló: Caicó

    ResponderExcluir
  26. Vivien é um exemplo de homem, sendo discriminado pelo preconceito racial, mas deu a volta por cima e realizou seu sonho, mesmo sem faculdade e negro ele venceu esse desafio, para é um exemplo de lutar pelo racismo, pois eu sou negra e sofro esse preconceito não consigo me relacionar com as pessoas até me envolver em grupo, mesmo com minhas experiências e mercado de trabalho me discrimina além da minha idade, agora resolvi fazer minha faculdade que é um sonho e ver se consigo uma oportunidade de trabalho estou desempregada há quase um ano, moro com minha mãe sobrevivo com humilde salario mínimo e ajuda das minhas irmãs. Más tudo tem sua hora e breve Deus abre uma porta para mim.

    ResponderExcluir