quarta-feira, 12 de dezembro de 2012



DISCUSSÃO DO FILME
INVICTUS

Sessão do dia: 06 de desembro - Quinta-feira


A relação ESPORTE X POLÍTICA X  SOCIEDADE.

Com base no enredo do filme, discorra brevemente acerca da 
utilização do esporte como ferramenta política na transformação de uma sociedade.  

Prazo pra postagem: 
18 de dezembro 

Profª Tânia Cristina
Coord. de Polo 

5 comentários:

  1. O filme retrata o fim do Apartheid, um episódio triste da história da África do Sul, em que havia um regime de segregação racial que dividia os habitantes em grupos sociais e privilegiava a minoria branca. Os negros não possuíam mais a sua cidadania, viviam em áreas residenciais separadas e também não tinham direito aos serviços públicos de qualidades como os brancos recebiam, eram tratados assim, como uma raça inferior.
    A ascensão de Nelson Mandela ao poder coloca um fim a esse regime de segregação racial. Mandela foi um líder na luta contra o Apartheid, e mesmo após todas as discriminações que o seu povo viveu e de tudo que sofreu durantes os anos em que esteve preso, queria a paz e a unificação do seu país. Para ele o importante não era a vingança, mas sim, que os povos pudessem viver em paz e sem discriminação.
    Mandela vê no esporte a chave para essa unificação. Ele vê no time de rúgbi do seu país a porta para resolver os problemas sociais. O time não ia bem nos jogos e também não contava com a torcida dos negros da sua nação, mas com o apoio de Mandela, que se une com o capitão do time, Francois Pienaar, que com o incentivo do presidente passa a estimular o seu time a ser campeão. Todos começam a torcer pelo time na copa do mundo, e o time acaba crescendo e ganhado a copa do mundo de forma surpreendente e invictos, e todo o país se envolve na torcida, e pela primeira vez, brancos e negros se juntam para ajudar a levar o time à vitória.
    Raquel Batista da Silva
    Geografia

    ResponderExcluir
  2. O filme, Invictus retrata bem, o fim do Apartheid, período esse de muitas mudanças na África do Sul, na qual a minoria que era os povos brancos, tinha vez e voz, já os povos negros a maioria era uma população que sofriam muito com preconceito e racismo.
    Com a ascensão de Nelson Mandela, como presidente da África do Sul, ele tinha consciência, de que o país continuava sendo racista e totalmente dividido economicamente, incluindo a pobreza e o crime; Mandela sendo um dos que lutou pelo fim do apartheid, ele não se comprometeu de vingar-se e sim queria paz entre ambos. Com isso, ele ver no esporte uma maneira de unir a população, era como se fosse uma luz na luta do anti-preconceito.
    Para tanto Nelson Mandela convoca o capitão do time de Rúgbi, e dá a ela motivação e incentivo, e o orienta para que se esforce e sirva como exemplo aos outros jogadores. Visando transformar o antigo símbolo da segregação no símbolo de orgulho nacional.
    A partir daí, todos os jogadores começam a se motivar e jogar cada vez mais com garra e perseverança, levando os Bokkes a final da copa do mundo de Rúgbi, sendo os vencedores e INVICTUS, levando toda a população do país, a gritos de alegrias, abraços, mãos negras e brancas se unindo para comemorar, apagando antigas cicatrizes deixadas pelo Apartheid, surgindo assim um fim do preconceito e de todo rancor.
    Aluna- Vanessa Kaliny da Silva Santos
    Matricula- 2012027412
    Pólo- Caicó
    Curso- Letras

    ResponderExcluir
  3. Invictus mostra bem, o fim do Apartheid, período esse de muitas mudanças na África do Sul, na qual a minoria que era os povos brancos tinha vez, já os povos de cor (negros), a maioria era uma população que sofriam muito com preconceito e racismo.
    Recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela, Viu que o país continuava sendo racista e totalmente dividido economicamente, Mandela sendo um dos que lutou pelo fim do apartheid, ele não se comprometeu de vingar-se e sim queria paz entre ambos. Com isso, ele ver no esporte uma maneira de unir a população, para buscar o objetivo em comum de ser campeão mundial de Rúgbi, para tal uniu forças com o capitão da equipe da África do Sul, Francois Pienaar , para ajudar a unir a nação, Acreditando ser capaz de unir a nação por meio da língua universal do esporte.
    Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais, sendo os vencedores e INVICTUS.
    Aluno:Paulo César da Silva
    matricula:2012035951
    curso:Quimica

    ResponderExcluir
  4. Era o fim do Apartheid, uma nova era iniciava-se, Nelson Mandela tornara-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela, apesar de ter passado 27 anos na prisão, não saiu com sede de vingança, mas com sede de paz. E assim o fez: tentou de todas as formas fazer com que o preconceito deixasse de existir. Homens brancos e negros uniram forças, mesmo contra sua vontade, para proteger o Presidente da República. Mandela não desistiu e viu no esporte uma forma de acabar com essas diferenças. Incentivou os jogadores de Rúgby que desacreditavam serem capazes de vencer a Copa do Mundo, mas graças ao apoio e incentivo de Mandela, venceram a copa, INVICTUS. O filme é uma lição, pois nos mostra que a união é quem faz a força, que a cor da pele não é nada se comparada ao brilho dos olhos.

    Jéssica da Silva Brito - 2012025982
    Letras - Caicó

    ResponderExcluir
  5. O filme Invictus retrata o momento pós-Apartheid na África do Sul. Com o Apartheid os direitos da grande maioria dos habitantes daquele país foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

    Após vinte e seis anos vivendo na prisão, Nelson Mandela é libertado e depois eleito presidente da África do Sul. A missão do mandato presidencial de Mandela é pela igualdade de raças não permitindo nenhum tipo de discriminação racial. Negros e brancos começam a conviver em harmonia, apesar de ainda existir algumas marcas da segregação no país. Com o fim de tentar solucionar os litígios que ainda repercutem na nação, Mandela encontra no esporte um meio de unificar os povos e acabar de vez com o preconceito. O time de Rugbi da África do Sul era considerado um dos piores do mundo e motivo de vergonha para os sul-africanos. Só que, com o apoio do presidente, o Capitão do time consegue estimular seus companheiros a jogar com entusiasmo e motivação, treinam bastante com o objetivo da vitória. Com isso, os sul-africanos começam a torcer pelo time e o esporte passa a ser um meio de unificar a nação. Um filme formidável que nos apresenta uma importante lição de vida na luta contra o preconceito e a favor da paz social.


    Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira 2012027029
    Letras, Pólo UAB Caicó/RN.

    ResponderExcluir