terça-feira, 18 de setembro de 2012

 


CINEMA NO POLO 


Caros alunos das seções de cinema nos dias 06 e 14 de setembro!

O blog está liberado para que todos façam seus comentários sobre o Ponto de Discussão proposto. Não há mais necessidade de você ter uma conta no gmail!

Sua participção no blog é requisito para contarmos sua participação integral na atividade! 

Veja na postagem anterior sobre o cinema o ponto para discussão e proponha sua intervenção!


Profª Tânia Cristina
Coordenadora de Polo 

3 comentários:

  1. O filme se passa na Índia e mostra um assunto muito delicado e importante, a dislexia. O filme retrata a história de um menino chamado, Ishaan Awasthi, ele tem entre 8 e 9 anos de idade e já havia repetido o ano duas vezes. Ishaan tem muita dificuldade na escola, pois não consegue acompanhar seus colegas de classe nos estudos, com isto ele é taxado de burro, preguiçoso, indisciplinado, etc. Até seu pai o julga desta maneira. Certa vez seus pais foram chamados para uma reunião na escola onde seus professores fizeram absurdos comentários sobre ele e sérias reclamações. Assim seu pai decide manda-lo para um internato. Ishaan ficou muito triste com a decisão do pai. No internato sofre mais ainda com os pré-julgamentos de seus professores e colegas a seu respeito. Longe da família, ele se isola ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender e viver, refugiando-se num mundo de muita tristeza, dor e de falta de vontade de viver, mas sua sorte começa a mudar quando um novo professor de artes chega para substituir outro. Não demorou, para que ele (o professor) percebesse o que estava acontecendo com Ishaan, pois também sofreu com o mesmo problema. Prontamente se dedicou a ajudá-lo, e pouco a pouco Ishaan foi aprendendo e recuperando sua alegria e vontade de viver.

    Nome: Ronald Alves Turíbio
    Matrícula: 2012049661
    Curso: Educação Física

    ResponderExcluir
  2. O ponto principal do filme é dislexia. Toda a história é repassada na Índia em torno de uma criança chamada Ishann, em que não se conectava com o sistema da sociedade e da educação por serem totalmente rigorosas. Os cidadãos tinham como objetivo a formação escolar, que era extremamente qualificada e com isso, exigiam bastante de seus filhos; muita dedicação e disciplina, não se importando se havia ou não algum problema com os mesmos.
    Nas escolas, os métodos utilizados pelos professores eram bastante disciplinares, não tinham contato com seus alunos, os castigos impostos eram físicos; caso fosse por desordem, por não responder uma pergunta ou não conseguir enxergar algo que o professores escreveu. Ou seja, diante de uma sociedade rígida e de almejarem seus objetivos, os problemas que aconteciam em seus alunos passavam por despercebidos. Mas, vale salientar que não era todo o professores que obtinham esse comportamento. Havia aqueles que trabalhavam com crianças especiais como o professor Ram Shankar Nikumbh , que ao se deparar com a situação em que Ishann se encontrava sentiu-se muito angustiado pelo fato de ter vivido o mesmo que Ishann está vivendo , além de que todas as pessoas que estavam ao seu redor não se preocupavam em saber o que realmente estava acontecendo.


    Nome : Jéssica Lopes Fernandes
    Curso : Pedagogia
    Com isso, observa-se a importância da relação do professor com o aluno, pois se neste caso o professor Ram Shankar Nikumbh não estivesse exercendo sua profissão naquele colégio interno, a situação de Ishann se agravaria cada vez mais , fazendo com que ele se isolasse de todos. Decorrente disto, o professor não seria apenas um meio de transmitir conhecimentos mais, passaria a ser amigos de seus alunos e assim ajudá-los a desenvolver suas aptidões como também conseguiria transmitir seus conhecimentos, na qual, todos se sentiriam sem nenhuma diferença, todos se sentiriam igual.

    ResponderExcluir
  3. O filme Como estrelas na terra, toda criança é especial, descreve o caso do garoto Ishaan, que sofria de dislexia e era incompreendido por seus professores e sua família, criando uma barreira em relação ao aprendizado da criança.
    Por falta de conhecimento de seus pais, Ishaan foi enviado a um colégio interno, onde seus problemas se agravaram, longe da família o menino sofria com a ausência de sua mãe e não conseguia acompanhar seus colegas nas disciplinas, sendo ridicularizado por todos e punido pelos seus severos professores, isso o levou a cair em depressão fazendo com que Ishaan perdesse completamente o interesse pelo o seu aprendizado.
    Com a chegada de um novo professor capacitado e com sensibilidade o suficiente para identificar a doença do garoto, o menino foi aos poucos tomando conhecimento de sua realidade e aceitando ajuda do então professor que o orientou e incentivou fazendo com que o menino desenvolvesse qualidades únicas e assim se tornando um dos melhores alunos do colégio.
    Fica claro a importância de o professor dar atenção as diferentes particularidades de cada aluno.
    NOME: JOSINALDO DE SENNA SANTOS
    CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    ResponderExcluir