segunda-feira, 10 de setembro de 2012




CINEMA NO POLO



- Como Estrelas na Terra –
toda criança é especial


DISCUSSÃO DO FILME:
 
Datas das sessões: Dia 06 e dia 14 de setembro

Nova data limite para postar comentários: Dia 20 de setembro

Postagem individual
Considerar-se-á apenas uma intervenção por aluno!

Participe 
postando cometário sobre o
 ponto de discussão sugerido a seguir!!!!


Ponto para discussão:

A partir do enredo do filme em tela discorra brevemente sobre:

A relação professor e aluno no contexto da educação especial.

45 comentários:

  1. A relação entre professor e aluno é essencial, o próprio pai do menino no filme falou que não tinha como a professora dar atenção a 40 alunos dentro de uma sala de aula e realmente não tem mais o pouco que o professor passa com o aluno dentro da sala é essencial para conhecê-lo e saber de suas dificuldades. A atividade diarias que o professor tem a obrigação de corrigir uma a uma também pode acusar se o aluno tem ou não um problema. Não existe uma criança especial todas são todas precisam de sua atenção agora que umas precisam mais do que as outras!

    Brenda da Silva Melo - PEDAGOGIA

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    1. Samuel da Silva Araújo21 de setembro de 2012 às 05:03

      A relação professor e aluno deve se dar de maneira muito cuidadosa, o professor deve se interessar pela vida do aluno e no caso de aluno com necessidades especias o professor deve está atento em por um lado inclui-lo nas conversas e nas atividades dos outros alunos "diferentes" e por outro lado o professor deve fornecer mais atenção a essa criança pois ela é especial.

      Samuel da Silva- Educação física

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    2. É um filme super interessante, muito bom para refletirmos na esfera de problemas que as vezes ignoramos pois não entendemos e procuramos resolver corretamente. O filme enfatiza o problema de um garoto que tem, para todos ao seu redor, desleixo. O garoto passará por uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo escolar, mediante a opressão e abandono da família e mediante a falta de estrutura escolar para lidar com sua pequena deficiência. Mas a maus que vem para o bem, ao ser mandato para um colego interno se depara com um professor que se dedica inteiramente para ajuda-lo. Um belíssimo filme que trata da grande relação que pode ser construído entre aluno e professor.
      2012017183 EMANUEL NASARENO DE MEDEIROS - EDUCAÇÃO FÍSICA

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  3. O filme é maravilhoso e mostra aquilo que nós futuros educadores temos que manter os olhos bem abertos... saber identificar as situações e saber modificá-las... realmente uma lição de vida, mas a realidade é bem nua e bem crua! Precisamos de mudanças, formações aos professores para que se toquem e se auto determinem no assunto ESPECIAL. Sem sobra de dúvidas a relação entre o professor e o aluno é de extrema importância.

    Taionara da Costa Peixoto Lacerda-Educação Física a distância

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  4. O professor é sem dúvida uma das pessoas mais importante no aprendizado de uma criança, no filme vimos uma criança, Ishaan, com dislexia, o que dificultava o seu aprendizado, o filme nos deixa bem claro o quanto um bom professor, com capacidade de reconhecer os sintomas, pode ajudar a criança com esta dificuldade, já que a dislexia não impede o aprendizado, ela apenas o dificulta. O professor do filme mostra o quanto o empenho e a dedicação ajudam no processo de aprendizagem de quem tem a dislexia, e mostra o quanto é importante que nessa fase a criança com dislexia seja acompanhada da forma adequada para que não tenha prejuízos na sua fase adulta.
    Aluna- Raquel Batista da Silva
    Matrícula- 2012024152
    Curso- Geografia Licenciatura

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  5. O professor não é apenas um transmissor de conhecimento, e sim um mediador. O professor é uma ponte que juntamente com o aluno faz a mediação do conhecimento. Ishaan tinha dislexia (caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura) com isso seus pais não entendiam sua dificuldade, e Ishaan também se sentia totalmente inferior aos demais, perdendo totalmente seu estímulo para estudar. Muitos professores também não entendem as dificuldades das crianças, causando traumas em suas vidas. Mais com a chegada de um professor que tinha sensibilidade para entender essas dificuldades mudou completamente a vida dessa criança. Isso por que esse professor trabalhou com Ishaan de maneira lúdica através do imaginário, com isso a criança começou a aprender de maneira espontânea.

    Aluna Luzineide Pereira da Silva Bezerra
    Matrícula 2012015117
    Curso de Ciências Biológicas

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  6. Como foi visto no filme a história de Ishaan não é muito comum, mas nos dias de hoje dentro de salas de aulas como, por exemplo, crianças com outros problemas bem, mas simples, mas que dificulta o seu desenvolvimento dentro da escola com problema de visão, e preciso que o professor esteja atento para tentar vendo as dificuldades de o aluno detectar o problema enfrentado pelo aluno. No filme é com a chegada de um professor com a sensibilidade em perceber sua deficiência e uma simples mudança de postura na forma de ensinar foi possível detectar a suas limitações dentro do aprendizado na escola, coisa que nem mesmo seus pais sabiam que seu filho tinha dislexia, por isso que tinha dificuldade em ler e escrever ou mesmo executar tarefas simples para crianças de sua mesma idade. O filme mostra também a forma preconceituosa de seu pai com relação ao simples problema que trabalhado da forma correta trouxe rapidamente progressos em seu desenvolvimento escolar e mostrou que o menino possuía grande habilidade com pintura, pois a dislexia não impossibilita ninguém á nada apenas dificulta um pouco.

    Aluno Paulo César da Silva
    Matrícula 2012035951
    Curso de Licenciatura em Química

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  8. O filme é ótimo, pois nos ajuda a refletir sobre o real papel do educador e a importância dele no processo de ensino aprendizagem, não como aquele que detém o conhecimento e o repassa para seus alunos, mas como uma pessoa sensível e atenta que sabe que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem.
    Este aspecto fica muito evidente no comportamento do professor substituto da escola, que consegue perceber que Ishaan é uma criança inteligente e criativa, mas que por causa de sua dislexia e a forma como a escola o educa não consegue acompanhar o processo tradicional de ensino.
    O professor Ram Shankar, então busca métodos de aprendizagem diferentes que trabalha a espontaneidade de Ishaan e o resgate de sua autoestima, dessa forma a criança vence suas limitações.
    Maria da Conceição Silva
    Matrícula:2012032566
    Curso: Pedagogia

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  9. SE O FOCO É A "EDUCAÇÃO ESPECIAL" DEVEMOS LEMBRAR QUE O FILME PASSA DURANTE AS CENAS , QUE A CRIANÇA FOI REJEITADA POR ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA COMO ALGUÉM "RETARDADO" OU "BURRO" EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM.
    O FOCO DO FILME NAO ESTÁ DIRETAMENTE NO ENREDO , MAS NAS ENTRELINHAS DE UM PROFESSOR QUE USA A MAIOR ARMA CONTRA O DISCURSO DA DIFERENÇA:O CORAÇÃO.AS LEIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL APENAS REFLETE UM GRAU MAIOR DE DESCRIMINAÇÃO OFICIAL.QUEM VIVEU NOS PERÍODOS QUE ANTECEDERAM 198 COM A NOVA CONSTITUIÇÃO SABE QUE "OS DEFICIENTES"NÃO TINHA VEZ E VOZ.NO ENTANTO A NOVA CARTA TROUXE UMA ABERTURA MAIOR DE RECONHECIMENTO DESSAS PESSOAS.O PRECONCEITO TORNOU-SE ATÉ MAIS EVIDENTE .O ACESSO A ESCOLA FOI PROPAGADO COMO UM DESAFIO.ESSAS E OUTRAS DISCUSSÕES SÃO POSSIVEIS AQUELES QUE ABREM A BOCA E FALAM QUE ESTÃO DESPREPARADOS PARA RECEBER "AS CRIANÇAS ESPECIAIS".O PROFESSOR PRECISA ABANDONAR ALGUMAS MASCARAS SOCIAIS E APRENDER A ENFRENTAR NOVAS SITUAÇÕES COM MAIS AMOR E DEDICAÇÃO.UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É UM SER HUMANO QUE NECESSITA SER INTRODUZIDO NAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO ,CULTURA E LAZER.COMO UM PROFESSOR IRÁ APONTAR UMA POSSIBILIDADE SE O MESMO ENCURVA-SE NA SALA DE AULA COMO UM REPASSADOR MECÂNICO DE CONHECIMENTOS?É NECESSÁRIO ENTRAR NA ALMA DO ALUNO E VASCULHAR NÃO A DEFICIÊNCIA, MAS O CORAÇÃO HUMANO QUE PODERÁ DESPERTAR PARA O CONHECIMENTO.O CONHECIMENTO NÃO PRIORIZA CORPO E OSSO , MAS UMA MENTE TREINADA COM MUITO AMOR E DISPOSIÇÃO.TOCAR O CORAÇÃO É PRIVILEGIO DE POUCOS.LIBERTAR ALGUÉM DO SEU MUNDO É UMA TAREFA DE TODA SOCIEDADE NO REFERENCIAL INSTITUCIONAL.O PROFESSOR É O FACILITADOR NESSA RELAÇÃO.LEIS E DIRETRIZES SERVEM COMO REFERENCIAL , MAS O PAPEL PRINCIPAL FICA NO FATOR HUMANO.HÁ UMA NECESSIDADE DE MAIS AÇÃO , DO QUE APENAS PREENCHER CENTENAS DE LIVROS COM TIMBRE DE FAMOSAS INSTITUIÇÕES.E ISSO O FILME TORNA CLARO.UMA ALUNO COM "NECESSIDADE".UMA ESCOLA PUNITIVA.UMA FAMÍLIA SUBMISSA A UM CHEFE.UM PROFESSOR FUTURISTA.HÁ NISSO UMA SEMELHANÇA COM A ATUAL SOCIEDADE?

    JOSE MÁRIO DANTAS
    CURSO DE PEDAGOGIA
    POLO CAICÓ
    MATRICULA 2012031630

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  10. Sabemos que o professor é essencial na vida de uma pessoa que se dispõe a aprender. No caso específico desse filme, ele se tornou a peça principal na descoberta de um problema que atinge várias crianças em todo o mundo: a dislexia.
    Ishaan é um menino normal, até que repete de ano e deixa seus professores e pais preocupados. Para resolver tal problema ele é enviado a um reformatório; pouco adianta essa nova forma de ensino, até que um professor, Ram Shankar, o descobre como ele exatamente foi um dia. A partir daí, os dois criam laços de amizade e total confiança, ao ponto do menino deixar-se envolver totalmente, pela atenção a ele dedicada e passa a se destacar por tamanha inteligência, que ao fim de um concurso realizado, ele vence aquele que o ensinou.
    Resumidamente, o filme é recomendável a todas as pessoas que têm plena consciência, de que aprender é um direito, reservado a qualquer pessoa e ensinar é uma forma de tornar isso real.

    Adalcina Medeiros de Azevedo
    Curso: Educação Física
    Pólo: Caicó
    Matrícula: 2012016179

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  11. Essa relação entre aluno e professor é importantíssima, principalmente para aqueles alunos que precisam de um olhar especial. O professor acaba tornando-se um amigo onde o aluno deposita confiança, e muitas vezes acaba dialogando e expondo-se com ele de uma forma que não faz em casa. A educação tem que partir de casa, mas é o professor que tem a incubência de dar continuidade a ela. O filme mostra a deficiência dos pais de perceberem que o filho é disléxico, o pai o julga de ''burro'', ''preguiçoso''... Dislexia é um problema que precisa ser percebido a tempo, antes que não possa ser revertido. A educação precisa de profissionais como o professor Nikumbh, que não façam vista grossa para alunos com esse e outros tipos de problema. Mas que estejam, além de aptos, dispostos a ajudá-los, a procurar os pais e orientá-los para um possível tratamento. O filme é lindo e motivador, e com certeza fez com que nós, futuros profissionais da educação, repensássemos sobre o perfil que queremos ter como professores, sobre o quanto podemos ser importantes na vida de um aluno.

    Jéssica da Silva Brito
    Curso: Letras
    Pólo: Caicó
    Matrícula: 2012025982

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  12. A relação professor/aluno é entendida como uma relação além de passar o conteúdo para o aluno, tem também a relação de amizade, compreender muitos que em alguns momentos estão sofrendo por algum problema, muitas vezes que a própria família não consegue perceber e alguns professores que por falta de tempo ou não entender o que realmente é a profissão "ser professor" passa despercebido. No caso do filme, a criança passa pelo problema de dislexia, nem a família nem a escola conseguem ver o problema dela.
    O filme passa uma mensagem do que realmente devemos ser em sala de aula, não simplesmente uma pessoa para orientar os estudos de seus alunos, mas um professor e essencialmente um educador.
    Portanto, o filme é uma mensagem para as pessoas sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano. E na questão, em especial da criança que tem problemas, no caso dele, a dislexia, que muitas vezes por este problema foi taxado de burro, preguiçoso, e na verdade era por não conseguir expressar seu problema, foi quando surgiu um professor/educador que entendeu o problema e conseguiu ajudá-lo de formas especiais e vencer assim suas dificuldades.
    Nós professores e educadores não podemos nos omitir e nem negligenciar problemas que surjam no decorrer da nossa vida de sala de aula. Tocando no ponto da sensibilidade de ser criança e educador; ele deixa claro que o papel de além de ser um profissional devemos ser um ser humano.

    Ana Carla Silva - Aluna de Ciências Biológicas
    Matrícula 2012013266

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  13. O que destacou-se no filme foi, a educação a criança especial, o filme relata na maioria das senas a falta de atenção dos pais com seu filho, o que estava levando a criança ficar depressivo e sem vontade de fazer o que gostava, devido a cobrança dos seus pais que cobravam uma inteligencia que ele não era capaz de exercer por ter "dislexia". Os pais foram tão despercebidos que não notaram o problema do filho. A criança sofreu muito com o preconceito vindo da família, colegas de escola, professores e outros, até que apareceu um professor de coração tão bom e sensível, que olhou seu aluno com carinho e atenção, com o olhar do coração, veio a notar com base a uma investigação em seus cadernos e com base em suas observações, chegou a um a conclusão que de fato seu aluno tinha dislexia por isso não conseguia concentrar-se em nada que fazia, e com a experiencia de um ótimo professor adotou métodos de faze-lo gostar de estudar e voltar a sorrir e brincar novamente. Um bom professor é aquele que trabalha por amor a sua profissão e seus alunos.

    Francisca Nelsonete dos Santos.
    CURSO: PEDAGOGIA
    MATRÍCULA: 2012049222

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  15. O filme mostra a realidade das crianças especiais que sofrem descriminação por partes dos pais, colegas e muitas vezes por parte dos professores, que faltam instruções e formação para a companhar seu aluno . dificultam e tramatizas acriança que não acompanha sua faixa etaria , causando trantonos para sua aprendizagens.ficando crianças sem pespequitivas. CURSO:pedagogia Matricula:2012049581

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  16. A relação entre professor/aluno é importantíssima para um bom desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem principalmente se os alunos necessitem de uma atenção especial. O professor precisa ser na vida dos alunos aquele que abri os caminhos e não simplesmente um detentor do saber que tem um olhar como um todo, mas aquilo que age de maneira certa, intervindo em situações problemática com resolução. Assim foi a chegada do professor Ram Shankar na vida de Ishaan que com olhar minucioso detector o problema e utilizou de uma metodologia voltada para aquele caso em especial.

    HELY SARA FERREIRA
    PEDAGOGIA
    POLO CAICÓ
    MATRICULA:2012030982

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  17. A relação entre o professor e o aluno dentro do contexto da educação especial, é o elemento base para que haja sucesso a este processo educacional. A Educação Especial é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. O professor mais que o profissional incumbido da grande responsabilidade de educar é ainda o elemento disseminador da inclusão social, isto porque não existem apenas as barreiras impostas pelas necessidades especiais, mas, outros fatores de ordem social ee econômica, por exemplo, que podem resultar na marginalização dentro do processo educacional. Neste sentido, o professor tem um papel especial nas políticas de perspectiva inclusiva e um grande desafio diário a enfrentar: Promover a educação e a inclusão social simultaneamente. Trata-se de um grande equívoco considerar que apenas aqueles que possuem limitações econômicas, ou portadores de necessidades especiais precisam passar pelo processo de inclusão. Todos, sem exceção passam toda a sua vida buscando “inserir-se”, seja no núcleo familiar, seja na cultura, seja em um meio social, num curso superior, em um grupo religioso, na vida profissional, Etc. Todos estão expostos ao desafio da inclusão. É de inclusão que se vive a vida. Porém quando se diz respeito à inclusão educacional o desafio é exacerbadamente maior, sobretudo aos profissionais da educação que precisam ser multifuncionais e extra capacitados para exercer e promover um papel transformador dentro de uma realidade freqüentemente caótica. O profissional da educação deve ser capacitado para tanto, valorizado, e acima de tudo entender que o seu perfil profissional é construtor de uma dimensão que ultrapassa as paredes da escola, do núcleo familiar e desembocam na vida social de uma sociedade inteira. Assim como nos mostra o filme “Como Estrelas na Terra – toda criança é especial”, a relação professor-aluno deve ser o mais profunda, analítica possível, pois mais que um multiprofissional que detém inúmeras habilidades e competências, o professor (assim como o docente do filme, que detectou a dislexia no garoto pelo qual a história cinematográfica gira em torno, e passou a ajudá-lo e inseri-lo dentro do processo educacional, fato este que outros educadores da infância do garoto não conseguiram identificar), deve ter olho clínico, e a consciência de que através do seu perfil e papel profissional constrói-se a inclusão, a integração, e a transformação de uma história e possivelmente do rumo de toda uma sociedade, indubitavelmente.

    DISCENTE: DANIELY NUNES DE AZEVEDO
    ALUNA DO CURSO DE LETRAS - EAD
    POLO CAICÓ
    MATRÍCULA: 2012025285

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  18. Título do Filme:

    Como estrelas na terra – toda criança é especial.

    Hoje essas estrelas brilham no coração dessas crianças. Elas são o futuro da nossa nação. Elas são cheias sonhos e esperanças, apenas precisa de profissionais que às ajudem a vencer. Esse é o objetivo de nós como futuros educadores neste mundo onde certas pessoas fazem discriminação e também, infelizmente, onde há profissionais da educação desqualificados que trabalham apenas por dinheiro.Plantar conhecimento em uma terra fértil.É assim que vejo a relação de professor com o aluno. E no contexto da educação especial é ainda mais importante essa interação, pois para o educador é um desafio que deve ser encarado com muita dedicação e profissionalismo. Facilitando a aprendizagem do aluno especial com dinamismo, afetividade e com a visão de um mundo interagindo neste espaço escolar.
    No filme vimos a história de Ishaan, uma criança que tinha dificuldades para aprender a ler e escrever (dislexia), também a atitude de seus pais em levá-lo a uma escola a qual forçava os alunos a aprender. Casos como esse não é apenas na ficção que acontece. Há muitos ishaan neste mundo, e até com menos dificuldades, como uma terra fértil esperando apenas que uma boa semente seja plantada por um educador qualificado (assim como o professor Ram Shakar) para então dar bons frutos.
    Neste campo de terra fértil o educador tem que saber plantar o conhecimento através de técnicas de incentivo, interagindo ao máximo com o aluno especial, e fazendo o mesmo se encontrar e ver que ele é uma árvore frutífera, basta apenas uma boa regada de ensino atencioso.


    Aluno- Ivaldo Silva do Nascimento
    Matrícula- 2012035559
    Curso- licenciatura em química

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  19. Iniciando um contexto sobre o filme onde retrata uma criança especial destacaremos vários fatores, esses que demonstrarão diversos modos de educação mas também pais insensatos.
    Para darmos início precisaremos enfatizar um pouco sobre o comecino do filme. Havia ali uma criança solidária, triste e imaginária. Seus pais pessoas com elevado nível de desmotivação, uma vez que só estavam com sua atenção voltada ao trabalho entre outras coisas como um de seus filhos, o mais velho ao qual o mesmo jogava tênis, e enquanto isso deixava de lado o seu filho mais novo.
    Continuando, seu filho mais novo, o imaginário estuadava em uma escola onde havia regras diversas e rigorosas, mas não bastavam para que ele se firmasse na educação de auto rigor. Com tantas travessuras seu pai resolveu então colocá-lo em uma escola de internato, pensando assim que se aumentasse mais ainda o rigor imposta pela escola iria fazer com que seu filho se voltasse para aquela educação de auto rigor. Não adiantou de nada continuou fazendo a esma coisa, ou melhor piorou muito mais, pois já não queria responder as ligações de seus pais.
    Até que apareceu um professor ao qual trabalhava de modo diferente, esse sim era um verdadeiro profissional, ao dar aula persebeu que aquela criança não estava se desenvolvendo pois, havia algo que impedia se aprendizado. Então o professor resolveu vistoriar seus cadernos onde percebeu que o garoto portava um necessidade especial, era a tão famosa dislexia. Essa dislexia fazia com aquele garoto dimiuisse seu rítmo de aprendizagem, fez vários testes com aquele garoto e então viu que ele trocava as letras, confundindo-as, por exemplo, b com p, p com b, não fazia a distinção entre números etc.
    O professor fazendo uma visita em sua casa, resolvel dar um fim nessa história testando os pais do garoto, e notou o grau de ignorância por parte do pai. e a mãe reconheceu que estava errada, e que não conhecia seu filho totalmente. O professor explicou a eles que era dislexia, e em seguida o educou de forma diferenciada, de modo especial.

    Concluindo, o professor mostrou que que não é preciso ser médico, e sim profissional por vocação. Por isso devemos usar esse exemplo no nosso dia- a- dia para que fiquems atentos não só no ensinar das atividades mas também, no emocional da criança, conhecendo-a de modo aprofundado, para que possamos passar uma educação de qualidade e especial. Sendo assim vemos a educação adequada para determinada situação, entre outras.....




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  20. Laís Nágila Medeiros de Macêdo17 de setembro de 2012 às 08:01

    O filme é realmente muito bom.Mostra os "conflitos" dentro de sala de aula e aborda um ponto muito importante que é o fato da professora não conseguir dar atenção a todos os alunos da turma,pois a mesma era muito grande!E também abrange o fato do garoto ter dificuldades,e o professor acaba dando uma lição quando consegue compreender pelo o que o garoto passava e ajudá-lo!

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  21. A Educação Inclusiva é uma prática relativamente nova e que exige do professor muito mais que conhecimento técnico e didático sobre os conteúdos ministrado em sala de aula. É necessária uma gama de conhecimentos, estratégias e metodologias que visem adequar o conteúdo às necessidades do aluno especial.
    Percebe-se, através do filme, que o “ponta pé” inicial para que se possa ter essa adequação é a percepção não só do professor, mas de toda a estrutura social (escola, família etc.) das necessidades especiais do aluno. A partir de então é possível adotar medidas para inserir esse aluno no contexto do ensino-aprendizagem com os demais alunos uma vez que não adianta, por exemplo, adequar uma aula inteira em função daquela necessidade. Isso provocaria certa “exclusão” dos demais alunos.
    Conclui-se, portanto, que o contexto social que envolve o aluno especial é de suma importância no que tange o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. O professor deve, nesse contexto, ser um elo que une e direciona as ações em prol da inclusão deste aluno no complexo jogo do ensino-aprendizagem.

    Aluno: THIAGO CÉSAR SILVA DE AZEVEDO
    Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA
    Polo: CAICÓ
    Matrícula: 2012020986

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  22. Kaio Cid. Da Cunha Faria Licenciatura em Geografia17 de setembro de 2012 às 11:17

    O filme é muito bom e mostra que o professor deve estar sempre atento em relação a seus alunos em todos os aspectos. Essa atenção é muito importante para que se o aluno tiver algum problema, que ele seja percebido o quanto antes, para que o professor junto com a família possa estudar qual o melhor método a se usar para ajuda-lo.

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  23. Um ótimo filme,pois relata bem o quanto a relação do professor e aluno é essencial para um bom desempenho;como a exemplo do filme,o garoto Ishaan que apresentava dislexia(caracterizada por apresentar desenvolvimento lento na aprendizagem)se sentia inferior a seus colegas,perdendo totalmente seus estímulos aos estudos, mais com a chegada de um bom professor já experiente nesse tipo de problema e um ótimo profissional,pode ajudar ao garoto na sua deficiência,tendo apenas um pouquinho há mais de dedicação e motivação,pode assim tornar Ishann,uma criança saudável e um grande artista.
    Objetivo maior desse filme,foi incentivar a nós futuros profissionais na educação,não sermos apenas aquele profissional robô em só querer passar o assunto, e sim ter um tempo há mais para se dedicar na vida de seus alunos.

    nome:Vanessa Kaliny da Silva Santos
    Matricula: 2012027412
    Polo:Caico
    Curso:Letras

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  24. A emocionante história de uma criança desacreditada até por seus próprios pais, evidencia a grande importância do professor, que no filme age como um verdadeiro salvador, devolvendo aquela criança a autoestima e alegria de viver. Foi usando meios psicológicos, sabendo exatamente onde e como toca-lo, estudando seu aluno a fundo e com cuidado, e como Jesus Cristo nas palavras de Augusto Cury (em seu livro Pais brilhantes Professores fascinantes p.54): “um grande se fazendo pequeno para tornar grande um pequeno”, foi usando esses métodos de nobreza extrema que o professor fez nascer uma criança brilhante no lugar de uma deprimida e fracassada. Mostrando que basta um pouco de atenção e interesse para transformar vidas. Um simples professor pode ser o grande herói, salvador, mestre de uma vida inteira. É esse o seu papel na atual sociedade tão desprovida de valores, que necessita desse modelo de professor contemporâneo com poder de transformar vidas. Colaborando de forma eficaz para um mundo melhor.

    Fabrícia Kécia Dantas de Medeiros Costa
    Letras
    Mat:2012025561

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    1. O filme nos passou uma visão muito preocupante para nós,brasileiros,mesmo não retratando o nosso cenário de educação.Hoje,em mundo que o conhecimento é importatíssimo para nós que vivemos inseridos em uma sociedade competitiva em que vence o mais preparado. Em virtude disso, a educação fica sendo culpada de ser condutor entre aluno e sociedade,ou seja, aquele tem que está preparado para este,conflitos de apredizagem,exemplo:termino meu ensino médio,faço vestibular, e passo ,e vou cursar um nível superior, a partir daí tenho que estar preparado para um mercado de trabalho,enfim a relação entre aluno e professor é importatíssima para um mundo igual em termos sociais, e não econômico.De fato, o filme traz uma ideia PARA NÓS, mais subjetiva em que um aluno não tinha capacidade de desenvolver-se para um mundo, em que os pais e professores não acentavam filho ou aluno desmotivado,mas o probema não era só motivação e sim deslexia,ou seja, por mais que o aluno estude,ele não iria apender e muito menos pelos métodos de castigos.A liçao que ofilme nos dá é que:nós que seremos professores terems que conviver em mundo não só competitivo,mas em um mundo que exigem de nós comportamentos direntes.



      francisco das chagas santos
      matrícula:2012048940
      curso: Letras
      caicó

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  25. Edna de Araújo Fabrício17 de setembro de 2012 às 16:04

    O filme relata uma realidade vivida em muitas escolas por crianças que tem algum tipo de dificuldade de acompanhar as aulas,muitas vezes os professores não são capacitados para trabalhar de forma diferente com essas crianças especias e com isso elas vão se isolando. Ele nos ensina como devemos agir em sala de aula,procurando sempre maneiras de trabalhar que possa envolver todos,principalmente tentar compreender as dificulades encontradas por alguns, que muitas vezes sofrem por não serem compreendidos nem pelos pais, cada vez mais complicando o processo de aprendizagem dele.O professor tem o papel não só de ensinar, mas de transformar e colaborar para um bom ensino-aprendizagem,buscando novos conhecimentos, interagindo da melhor forma possível. Aluna:Edna de Araújo Fabrício Curso:geografia
    Polo:Caicó
    Matrícula:2012022372

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  26. No filme vimos a triste realidade de uma crianças com necessidades especiais, que precisava enfrentar além do seu problema, a incompreensão dos seus pais. Trazendo para nossa realidade, percebemos que ainda temos grandes problemas com a educação especial, porém nada que se compare com a realidade do filme, hoje já existe muitas maneiras de lidar com as necessidades dos alunos, mas o principal é o contato e a atenção do professor para com seu aluno.
    Josivânia Barboza de Souza matrícula 2012014791 polo caicó

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  27. Quando vemos em uma sala de aula uma criança que não tem um rendimento bom comparado ao das outras crianças, ela é vista como “diferente”, passando a ser motivo de chacota entre os alunos e preocupação para o professor.
    Surge aí algumas dúvidas: o que fazer? como ensinar a quem não consegue aprender?
    O professor por diversas vezes, vê nessa criança, não uma criança com problemas, mais uma criança que não se interessa por estudar e mais ainda, que faz por pirraça, isso faz com que o orientador mostre-se indiferente ao seu real papel que é facilitar a aprendizagem. A falta de treinamento e orientação faz com que lidando com o estranho e com o diferente, o orientador não consiga desempenhar bem o seu papel. E cabe sim ao professor fazer com que haja em sala de aula o devido respeito e compreensão das diferenças.
    A criança recolhe-se em seu mundo, não consegue se abrir a respeito de suas dificuldades, com o professor, com os amiguinhos de turma e mais ainda, essa questão estende-se até a sua casa, não conseguindo abertura nem mesmo com seus familiares. Um olhar diferente do professor, pode ser o primeiro passo para ajudar essa criança a travar uma verdadeira batalha a caminho do conhecimento e de uma boa educação. Deixar fluir nessa criança o que ela tem de melhor, também é uma boa dica, para que ela possa ir se abrindo e se soltando durante esse novo trajeto a ser percorrido. Foi assim a história do pequeno Ishaan, sofrendo por uma doença com o nome de dislexia encontrou no seu professor Ram Shankar, a esperança de se tornar alguém melhor, o professor por sua vez viu em seu aluno todo o sofrimento que ele próprio vivenciou na infância.

    Silvania Marinho
    Educação Física - pólo Caicó

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  28. O filme mostra dois tipos de relação professor-aluno. No primeiro o aluno é colocado dentro de uma sala de aula com vários alunos e o professor tem como dever dar todo o conteúdo programado sem se preocupar se o aluno aprendeu ou não. Ou seja, um ensino mais arcaico, o aluno recebe o conteúdo de forma programática e pronto. Já o segundo, o professor se preocupa com a forma como o conteúdo será apresentado pra o aluno, observando suas necessidades, buscando sempre maneiras mais claras e concretas para facilitar a aprendizagem. O professor apresenta uma relação com o aluno de
    forma que o torne mais seguro, trazendo para ele a vontade de aprender mesmo q o caminho seja difícil.
    Aluna: Ana Santana Nogueira
    Polo: Caicó
    Curso: Ed. Física
    Matrícula: 2012016366

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  29. Aluno: CARLOS ALBERTO DE SOUZA
    Curso: GEOGRAFIA
    Matrícula: 2012022087
    Polo: CAICÓ

    O Filme mostra a realidade das crianças especiais que no seu cotidiano sofrem descriminação por partes da família, colegas, vizinhos, etc, e muitas vezes por parte dos professores, por falta de instruções e formação adequada para acompanhamento dos seus alunos. A Relação entre professor/aluno é importante para um bom desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem principalmente os alunos especiais. Assim foi a chegada do professo RAM SHANKAR na vida de ISHAAN com olhar minucioso detector o problema e utilizou de uma metodologia voltada para aquele caso em especial. E com a experiência de um ótimo professor adotou métodos de faze-lo gostar de estudar e voltar a sorrir e brincar novamente. Um bom professor é aquele que trabalha por amor a sua profissão e seus alunos.

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  31. UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB CAICÓ
    ALCIDA DO NASCIMENTO FERNANDES

    O filme aborda com muita propriedade a questão dos alunos portadores de necessidades especiais falsamente "incluídos" em salas de aula de ensino regular. Na cultura capitalista que vivemos, onde a busca pelo status social e ascensão financeira são tão almejadas a qualquer custo, dedicar tempo para ajudar a superar dificuldades alheias é quase inviável. No âmbito educacional - como também no familiar - as dificuldades surgem desde a aceitação de que existe um problema, continua no empasse da identificação, e por vezes culmina na falta de enfrentamento. O educador não pode se considerar super-herói, contudo deve manter-se ciente do seu papel (contribuir positivamente para o pleno desenvolvimento e formação cidadã do aluno, considerando suas peculiaridades) buscando qualificação, aperfeiçoamento e meios para atender as demandas do ensino-aprendizagem. Na educação especial, em especial, faz-se necessária também a compreensão de que a resolução do problema não se encerra no professor, abrange todo o corpo escolar e requer a participação de outras esferas do conhecimento e sociais. A relação professor/aluno retratada no filme é linda, porém diverge da realidade observada na maioria das escolas brasileiras (públicas e privadas). Para que haja disseminação e real implantação de práticas como desempenhada pelo professor de artes, ainda é necessário o alcance de muitas metas: condições de trabalho adequadas; valorização do profissional do magistério; qualificação profissional na área; sensibilização social; efetiva abertura para profissionalização e inserção no mercado de trabalho para PNE; humildade (no sentido de reconhecer que somos todos cidadãos de direitos e deveres). Quanto mais nos aproximarmos da concretização destas metas, melhor se desenvolverá a relação professor/aluno e mais perto estaremos de um ensino público de qualidade.

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  32. UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB CAICO
    ALINE DE LUCENA DANTAS

    O filme mostra a realidade de muitas famílias, crianças e educadores e escolas tanto públicas e privadas. Há muitas situações em que é necessário ir além do que se vê, colocar-se no lugar do outro, para podemos entender o que ocorre. Enfrentar essas situações e atingir a resolução exige muita dedicação conjunta: corpo escolar, família e especialistas de outras áreas do conhecimento. A luta não é fácil e a maioria das respostas vem a longo prazo. Na perspectiva da educação, o que não pode acontecer é deixar o aluno abandonado a própria sorte, sem dedicar-lhe os estímulos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades, sejam elas quais forem.

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  33. UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB CAICÓ
    MARIA DEUZA DE LUCENA

    O filme retrata a realidade da inclusão de crianças especiais na rede regular de ensino, onde na maioria das vezes o professor não tem formação didática adequada para atender as necessidades que esses alunos tem; no entanto são inseridos nas turmas com alunos ditos "normais", onde os métodos de aprendizagem são os mesmos para todos os alunos. A educação especial requer do professor uma formação específica, onde ele apresente recursos pedagógicos, voltados para o potencial do aluno, estimulando-o a desenvolver sua aprendizagem na área onde ele apresenta dificuldade e incentivando-o onde o mesmo mostra facilidade para aumentar sua autoestima. Por isso, a relação professor e aluno deve contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

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  34. Aluna: Patrícia Medeiros de Araújo
    Curso: Pedagogia
    Pólo: Caicó

    O professor de arte do filme “Como estrelas, na terra toda criança é especial” conseguiu trazer para dentro da escola a realidade do mundo que existe fora dos muros daquela instituição escolar. Ele simplesmente apresentou como era possível desenvolver um trabalho docente sem autoridade, mas respeitando os limites de cada um, principalmente em relação às formas de aprendizagens e suas dificuldades tendo como exemplo o aluno Ishaan, este aos olhos de todos era incapaz, mas para ele tinha um potencial que precisava ser descoberto e estimulado.
    Assim deve ser a relação professor e aluno no contexto da educação especial, baseada nos princípios do respeito, cumplicidade e na busca incessante pelo o desenvolvimento do outro, na crença de que qualquer pessoa, mesmo especial, tem o direito e o poder de fazer parte dos processos educativos.
    Mas, infelizmente, algumas escolas e suas equipes docentes sentem-se despreparada pedagogicamente e até mesmo emocionalmente para lidar com esse dilema da inclusão. Digo dilema, não pelo fato de ser um problema, mas porque ainda persiste nas instituições de ensino um discurso preconceituoso, punitivo que procura constantemente homogeneizar os saberes, as aprendizagens e até mesmo os sujeitos.

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  35. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que transcende o aspecto racional utilizado nos demais processos educacionais. Alunos especiais se entendem desde aqueles que apresentam uma determinada deficiência até os casos daqueles que apresentam superdotação. Isso implica compreender que as metodologias aplicadas ao aprendizado desses alunos passam a ser especiais porque exigem, necessariamente, respostas específicas e adequadas às suas realidades.

    O professor é um agente provocador da transformação que ocorrerá no interior do aluno especial, pois é ele quem está mais próximo deste durante o processo formal de ensino-aprendizagem. Para tanto, é preciso que o professor esteja preparado para enfrentar situações semelhantes a que ocorrera no filme em questão. Abrir-se as possibilidades é o primeiro caminho; flexibilizar o processo ensino-aprendizagem de modo a atender às diferenças individuais de cada um é extremamente importante; e o envolvimento de toda comunidade escolar no processo de inclusão também é indispensável.

    O filme retrata bem essas posturas acima citadas. O envolvimento do professor Ram com a realidade particular do menino Ishaan é o fator que favorece ao desenvolvimento gnosiológico da criança e a superação de um trauma que tanto o atormenta. A aceitação por parte da família, a “atenção” dada pelo professor ao problema da dislexia de Ishaan, a convivência com outras crianças deficientes, a experiência vivenciada por ele mesmo (Ram) quando criança, o amor ao trabalho, e a preocupação com o outro também são fatores determinantes para que Ishann organize suas compreensões de si e do mundo que o cerca.

    Moacir Araújo Dantas (Polo Caicó) – Curso de Letras / Mat.: 2012026934

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  36. Iniciando um contexto sobre o filme onde retrata uma criança especial destacaremos vários fatores, esses que demonstrarão diversos modos de educação mas também pais insensatos.
    Para darmos início precisaremos enfatizar um pouco sobre o comecino do filme. Havia ali uma criança solidária, triste e imaginária. Seus pais pessoas com elevado nível de desmotivação, uma vez que só estavam com sua atenção voltada ao trabalho entre outras coisas como um de seus filhos, o mais velho ao qual o mesmo jogava tênis, e enquanto isso deixava de lado o seu filho mais novo.
    Continuando, seu filho mais novo, o imaginário estuadava em uma escola onde havia regras diversas e rigorosas, mas não bastavam para que ele se firmasse na educação de auto rigor. Com tantas travessuras seu pai resolveu então colocá-lo em uma escola de internato, pensando assim que se aumentasse mais ainda o rigor imposta pela escola iria fazer com que seu filho se voltasse para aquela educação de auto rigor. Não adiantou de nada continuou fazendo a esma coisa, ou melhor piorou muito mais, pois já não queria responder as ligações de seus pais.
    Até que apareceu um professor ao qual trabalhava de modo diferente, esse sim era um verdadeiro profissional, ao dar aula persebeu que aquela criança não estava se desenvolvendo pois, havia algo que impedia se aprendizado. Então o professor resolveu vistoriar seus cadernos onde percebeu que o garoto portava um necessidade especial, era a tão famosa dislexia. Essa dislexia fazia com aquele garoto dimiuisse seu rítmo de aprendizagem, fez vários testes com aquele garoto e então viu que ele trocava as letras, confundindo-as, por exemplo, b com p, p com b, não fazia a distinção entre números etc.
    O professor fazendo uma visita em sua casa, resolvel dar um fim nessa história testando os pais do garoto, e notou o grau de ignorância por parte do pai. e a mãe reconheceu que estava errada, e que não conhecia seu filho totalmente. O professor explicou a eles que era dislexia, e em seguida o educou de forma diferenciada, de modo especial.

    Concluindo, o professor mostrou que que não é preciso ser médico, e sim profissional por vocação. Por isso devemos usar esse exemplo no nosso dia- a- dia para que fiquems atentos não só no ensinar das atividades mas também, no emocional da criança, conhecendo-a de modo aprofundado, para que possamos passar uma educação de qualidade e especial. Sendo assim vemos a educação adequada para determinada situação, entre outras.....

    UFRN
    GEOGRAFIA
    POLO- UAB CAICÓ
    José Evandro Dutra Alves
    Matrícula: 2012023244

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  37. O professor desempenha um papel fundamental,tanto na educação,quanto no desenvolvimento psicológico das crianças especiais.Por não exercer uma ligação tão estreita,como a de pais e filhos,muitas vezes é no professor que a criança encontra um amigo,um cumplice,alguém com quem dividir seus temores e conquistas,portanto o professor deve ter a sensibilidade para tentar identificar os problemas daquela criança,e buscar solucioná-los da melhor maneira.
    Não basta só transmitir conhecimento,é preciso que exista,da parte do docente um interesse na melhoria de vida de seus alunos,para que como Ishaan ,outras histórias terminem com um final feliz.

    Juliana da Costa Maia
    matrícula 2012026200

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  38. A relação aluno - professor é, sem dúvida, muito importante, principalmente para as crianças que passam o dia na escola ou até mesmo em colégio interno ,como foi o caso de Ishaan , que por causa da falta de atenção do pai e da falta de conhecimento da mãe - como disse o seu professor Ram - Ishaan ía se perder no tempo . Se existissem mais professores como ele , que se preocupou com Ishaan e fez tudo o que pode para levantar a sua auto-estima, nós teríamos menos desigualdades no mundo , as pessoas se acostumaríam com a ideia de que não existem pessoas "especiais",mas sim pessoas com habilidades diferentes ,Ishaan tinha dificuldade de ler e escrever ,mas sabia pintar como um profissional ,e com a ajuda de seu professor ,ler e escrever já não era mais uma dificuldade em sua vida .
    Tatiana Aparecida da Silva
    Ciências Biológicas - Licenciatura
    Matrícula : 2012016007

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  39. O filme fala de uma criança com problema de aprendizagem, onde os professores não prestavam a atenção ao seu aluno, não conversavam com ele para saber o seu problema, gostei muito quando o professor de artes conseguiu solucionar o problema do seu aluno, onde ele incentivou a criança a aprender brincando com dos desenhos que ele fazia.

    UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB CAICÓ
    MARIA DIVANETE DANTAS FERNANDES

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  40. O filme retrata a história de uma criança com problema de dislexia, que conseguiu superar suas dificuldades através do apoio de um professor que contra todas as adversidades, consegue reverter um quadro de deficiência de aprendizagem.

    UFRN
    PEDAGOGIA
    POLO UAB CAICÓ
    MARIA SALTE DA SILVA

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    Respostas
    1. O filme retrata a história de uma criança com necessidade educacional especial. A criança apresentava um problema de dislexia, problema esse um tanto quanto complicado de ser resolvido, haja visto que os professores e os próprios pais não sabiam com lidar com a situação. O problema da criança começa a tomar novos rumos quando um professor abraça a causa do menino e consegue êxito em sua empreitada.

      UFRN
      PEDAGOGIA
      POLO UAB CAICÓ
      MARIA DO SOCORRO ALMEIDA

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  41. A relação aluno-professor, é muito importante em todas as áres de ensino-aprendizagem, pois como Ishann existem muitas pessoas no mundo, mas que ninguém parece se preocupar com esse tipo de problema. Dislexia é um problema comum entre crianças que estão aprendendo a ler e escrever, por ser comum tanto os pais como os professores acham que isto é normal, pouco sabem que isto mais tarde pode se tornar um problema muito mais sério. As escolas estão precisando de professores como o de Ishann, que prestem atenção e se preocupem com os alunos, para que mais casos como esse sejam resolvidos. Todos deviam prestar mais atenção nesses casos, como o caso de Ishann, não sabia ler nem escrever direito, mas possuia o dom de desenhar. E assim torna-se um aluno especial, mas em seu dom de desenhar.
    Aluno(a):Alane Maria
    Curso:Pedagogia-Caicó

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